O conflito entre jornalistas e blogueiros NÃO existe
Eu sou jornalista e editor de blogs.
Convivo com outros editores de blogs - através do computador - e com outros jornalistas - na redação e em outros ambientes.
Posso dizer que não existe conflito entre os dois mundos por vários motivos.
Um deles, só para começar: além de jornais poderem ser várias coisas abarcadas pelo termo pouco preciso “jornal” e blogs poderem ser várias coisas abarcadas pelo termo pouco preciso “blog”, os dois mundos não se conhecem.
Jornalistas têm uma vaga idéia do que seja um blog e editores de blog têm uma vaga idéia do que seja o jornalismo.
Mesmo jornalistas que têm blog não costumam - em geral - explorar todas as potencialidades de um. E editores de blog, ainda que tenham visto muitos filmes sobre jornalismo, se não tiverem entrado em uma redação, jamais saberão exatamente do que se trata.
Muito embora os dois lados pudessem ganhar caso passassem a se reconhecer mais seriamente.
Cada vez que falo sobre blogs a um jornalista mais ou menos próximo do meu convívio, vejo uma expressão de curiosidade em seu rosto acompanhada de um ouvido atento. Explico sobre como os leitores estão se interessando mais e mais por informações e opiniões mais pessoais, mais próximas de sua realidade, aqui e no mundo, e eles ficam sinceramente tocados pelas novas possibilidades.
Alguns deles irão se tornar novos editores de blogs e outros não.
Mas, definitivamente, eles não ficam irritados ou ressentidos. Nem mesmo se sentem moralmente desafiados pelos blogs. Também não acham que blogs sejam uma ameaça a sua profissão.
Os cavalheiros ainda não foram devidamente apresentados e já estão pegando em armas para um duelo ao amanhecer.
Mundos que não se conhecem não entram em conflito. Ainda que exista um conflito, ele é ilusório. Tipo: temer por desconhecer.
Mas não é bem isso.
Na verdade, o que existe entre jornalistas e blogueiros é quase como uma relação de pai e filho adolescente.
A comparação não é exata, mas é um pouco engraçada:
- Você não me entende, você não sabe quem eu sou, você não sabe o que eu faço, você não me empresta o carro e você não me dá links - diz o filho.
- Primeiro se forme na faculdade - diz o pai - e depois a gente conversa.
E isso é um fato.
As únicas vezes em que os editores de blogs ficaram ouriçados com a imprensa foi quando se sentiram menosprezados ou tratados de forma menor. Por outro lado, o suposto menosprezo vem - grosso modo - do fato de os blogueiros não terem um sustentamento, digamos, mais oficial.
Todo mundo sabe que blogueiros não vão se formar na faculdade.
Não para poder escrever em seus blogs, pelo menos. Isso nunca será necessário e tampouco o leitor exigirá isso dele se confiar em suas palavras e gostar do que lê.
Isso se obtém com a confiança conquistada em experiências anteriores. Isso se constrói de maneira mais árdua do que em quatro anos de faculdade.
Mas os jornalistas já sabem disso. Pois o caminho entre uma idéia na reunião de pauta e a matéria publicada - no papel ou levada ao ar - é muitas vezes estafante. É esse suor que vem conquistando a confiança de seus leitores nas últimas décadas. E não um diploma.
Mas antes de pegar o carro, mesmo sem o canudo, os blogueiros terão de mostrar a que vieram. E não digo que seja necessário dar informações inéditas antes que os portais e jornalões - os famosos furos -, ou fazer jornalismo investigativo. Basta ser realmente útil e interessante ao público leitor, de modo ético e eficiente.
E, quando isso acontecer de modo expressivo, os jornalistas precisarão conhecer melhor os blogs.
Uma hora ou outra, os blogueiros deixarão de ser esses adolescentes, vão crescer e serão eles quem estarão nas ruas com seus próprios veículos.
Últimos posts de Alessandro Martins
- Uma imagem. Uma pergunta
- O cachorro em volta do incêndio
- Como você vai mudar o mundo usando um blog
- Que as asas da liberdade jamais percam suas penas*
- Conforto e facilidade? Pra quem?
Posts Releacionados
-
No related posts



















fevereiro 21st, 2008 at 10:02
[...] O conflito entre jornalistas e blogueiros não existe, no Nossa Via. [...]
fevereiro 21st, 2008 at 11:02
Comentei o tema no sábado, ao ler sobre Blog Content no Interney, e gostei hoje que trouxe a discussão para cá.
Acho que seu texto vai tocar num vespeiro ou, se tiver razão e os mundos não se cruzarem, não veremos reações.
Considero natural “cortarmos” caminho quando enveredamos por esta estrada porque já chegamos com aqueles créditos extras de quem já provou a vida (da escrita) na teoria e na prática. Mas, como sua experiência no jornalismo mostra, o blog ainda não é uma realidade da nossa profissão. Fora você, a Renata, a Babi daqui, Ceila e Lucia do Desabafo de Mãe, não encontro muito “jornalista sendo blogueiro” - de uma forma profissional - por aí. Ainda sou vista como um bicho estranho no meu meio. Por quanto tempo ainda serei?
fevereiro 21st, 2008 at 11:02
Conflito entre jornalistas e blogueiros | Nossa Via: o conteúdo passa por a…
Alessando Martins afirma que não há conflito entre jornalisas e blogueiros, tema de discussão no #Cparty. “Os dois mundos não se conhecem. Jornalistas têm uma vaga idéia do que seja um blog e editores de blog têm uma vaga idéia do que seja o j…
fevereiro 21st, 2008 at 07:02
[...] que tem chamado minha atenção, mídias ditas tradicionais vêm se rendendo aos poucos a internet criando seus blogs, empresas alem de seus web sites criam canais de comunicação com seus clientes e funcionários [...]
fevereiro 21st, 2008 at 07:02
Ô Alessando, estava na hora de um tema polêmico ser abordado tão claramente.
Mantenho um blog, não sou jornalista, mas concordo com o teu ponto de vista.
Abraço.
fevereiro 22nd, 2008 at 01:02
salve alessandro! eu concordo contigo. e acrescento um tempero: a discussão está muito institucional, entre a instituição jornalismo e a nova instituição chamada blogs. acontece que nem os chamados blogueiros não perceberam que não existe essa instituição e devemos reduzir todas as outras nessas novas redes distribuidas. o que é importante nisso tudo é a nossa voz, a possibilidade de cada um ter uma voz. e cada um que fale o que quiser. seja num blog seja num video seja numa conversa. seja jornalista, bombeiro ou presidente. o que vale é a voz individual no caos sinaptico!
abs,
estraviz
fevereiro 22nd, 2008 at 11:02
Que bom este assunto aqui. Quem sabe agora o assunto vai ser melhor compreendido. Abraços
fevereiro 22nd, 2008 at 12:02
[...] Já que falei em coworking, lembrei do artigo do Alessandro no Nossa Via ontem. Ele afirma que não há conflito entre jornalistas e blogueiros, tema de discussão no [...]
fevereiro 23rd, 2008 at 02:02
Até o momento, a opinião mais coerente que eu já li acerca da virtual briga entre jornalistas e blogueiros. Parabéns, caro Alessandro.
fevereiro 23rd, 2008 at 10:02
Exatamente. Visão perfeita, Alê. A blogosfera andou se estressando com a campanha do Estadão, dentre eles eu mesmo e você sabe disso. Acho que você acertou no alvo: quando a mídia diminui e humilha os blogueiros então estes saem com as espadas nas mãos. E o inverso seria verdadeiro se blogueiros tivessem sindicato de classe…rs. Ocorre que blogues não conseguem comprar espaço na TV e no rádio para falarem mal da imprensa escrita, então nada fazemos…rs.
Continuo concordando com você: não há guerra alguma e, diria mais, nem mesmo competição entre blogues e jornais, como não há entre revistas e jornais.
O jornalista, agora aqui empregado em sentido amplo e não limitado àquele que escreve para jornal, nada tem a temer em relação a um blogueiro e vice-versa.
Sempre vi os blogues como um espaço para expressar opiniões e não para dar furo jornalístico. Furo é coisa para imprensa e não para blogueiro.
Blogue é espaço para opinar PARCIALMENTE sobre os temas da atualidade e ainda serve para divulgar os frutos literários do seu editor.
Acho que, mais cedo ou mais tarde, jornalistas e blogueiros acabarão percebendo que cabem os dois no mesmo mundo. É uma questão de conquistar os seus leitores. Apenas isso.
Bom final de semana, Alê.
fevereiro 23rd, 2008 at 10:02
Hum, ficaria mais adequado “opinar parcimoniosamente”, no sentido de que trata-se de uma opinião pessoal mesmo e não atrelada a ser totalmente imparcial como se esperaria de uma notícia veiculada pela imprensa.
fevereiro 23rd, 2008 at 11:02
Presenciei constrangido, triste e impaciente o debate entre jornalistas e blogueiros na Campus Party. Pessoas “ilustres” de ambos os lados e ainda assim me senti absolutamente mal representado.
O que faltou? Tudo, mas sobretudo coragem e boa fé de ambos os lados pra admitir o quanto seremos capazes de criar e/ou manter nossos distintos papéis na sociedade, “apesar de”, de forma “não obstante”.
Medo, despreparo, uma certa dose de má fé (acredite) é o que tem provocado essa celeuma vazia; e eu, da minha parte, “olho-os com olhos lassos, há nos meus olhos ironias e cansaços, e cruzo os braços, e nunca vou por ali….”
Abraço! Parabéns pela lucidez.
fevereiro 25th, 2008 at 09:02
Enquanto isso, nos Estados Unidos, um produtor da CNN foi demitido por blogar…
Não há conflito mesmo. Compartilho os sentimentos do Wagner e, pior, tenho certeza que isso foi uma isca atirada na Campus Party para gerar uma montanha de discussões vazias.
fevereiro 25th, 2008 at 10:02
Belo post Alessandro, espero que a Blogagem Inédita http://www.interney.net/?p=9761731 ajude ambos os mundos a se conhecerem um pouco melhor.
Eu que não sou jornalista, mas convivo muito com vários jornalistas no InterNey Blogs e em diversas reuniões e eventos desde que me embrenhei pelo mundo da comunicação endosso suas palavras.
fevereiro 26th, 2008 at 01:02
Talvez os empresários do setor, preocupados com a queda de vendas, lançaram a isca e ficaram, divertidos, assintindo de longe…
http://fabianopereiradesigner.blogspot.com
fevereiro 26th, 2008 at 10:02
concordo com você, tenho amigos em várias áreas e até mesmo jornalistas, ninguém vê competição, eu que mantenho 6 blogs e 1 website não vejo competição, jamais deixaria de ler um jornal (geralmente online) para ficar lendo apenas blogs, como se diz aqui no Rio, “uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”, tem pessoas (apesar de parecer que são muitas, não o são) de ambos os lados acabando (querendo ou não) se promovendo em torno de um assunto que incomoda um grupo de blogueiros, um grupo de jornalistas e mais ninguém.
Os blogueiros tem que perceber que não escrevem apenas para outros blogueiros, que escrevem para o leitor comum e esse leitor vê que blogs são blogs e jornais são jornais e um nada tem haver com o outro, pela dinâmica, contéudo , forma como os textos geralmente são escritos.
SInceramente, não entendo esse blahblahblah que estão criando quando a maioria dos leitores sabe muito bem a distinção entre um e outro e não quer que blogs se tornem jornais.
De qualquer forma, o melhor texto sobre o assunto.
Apenas “my 2 cents”. []s
fevereiro 27th, 2008 at 09:02
Alguém precisava, acabar com essa papagaiada toda que estava rolando.
Excelente este post.
fevereiro 28th, 2008 at 01:02
[...] http://www.nossavia.com.br/entretenimento/o-conflito-entre-jornalistas-e-blogueiros-nao-existe [...]
abril 2nd, 2008 at 02:04
Alessandro, vc tem experiência tirada do seu meio, de sua vida. Isso é importante, sou formando em jornalismo e esse “conflito” existe, bem permenorizado, e é baseado no que vc disse realmente. Vc é um especialista em passar para um texto o obvio que niguem vê, vc é um blogueiro ótimo com fundamentos em jornalismo,empirico, porém centrado . Parabéns!!!. Ainda quanto ao “suposto” “conflito”, este acaba a medida q vcs alocam seus espaços. jornalismo é passar algo para alguem, informar com imparcialidade baseado no editorial de uma empresa de cominicação, já os blogs expressam o comentario que tem a opinião própria do autor. São distintos não?
sou jornalista com adimiração e interesse, bem recente e amador, nos blogs.
http://inicianteeminvestimento.blogspot.com/
junho 17th, 2008 at 09:06
[...] das semanas: Direitos para um mundo mestiço , O conflito entre jornalistas e blogueiros NÃO existe, “Blogagem Inédita” - Detalhes, A mulher de 30 anos, AjudaBrasil: o Brasil precisa de [...]